domingo, 12 de outubro de 2008

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sábado, 11 de outubro de 2008

As Máquinas em geral. Os MUNI em particular




Os monos são máquinas muito simples. São constituídas por UMA  roda com 36 ou 48 raios, cujos tamanhos variam conforme a modalidade para que são usados. Os tamanhos mais usados são:

Roda 20" - Trial, Aprendizagem, Indoor, Freestyle, MUNI
Roda 24" - MUNI, Competição
Roda 29" - MUNI, estrada
Roda 36" - Estrada (conhecido por Cooker)



Os monos de MUNI têm pneus cardados com uma largura entre 2.3" e 3", podem ter travão,  que normalmente é hidráulico devido á largura do pneu e á suavidade. O mais usado é o Magura HS33 que equipava as BTTs antes de haver travões de disco. Os quadros dos MUNI são de alumínio ou aço e têm por vezes suporte para travão.

Os pesos dos monos de montanha (MUNIs) são mais ou menos os seguintes:  20" - 5 a 6.5 Kg;  24" - 7.5  a 9.5Kg;  29" - 6.5 a 8.5kg. 

As rodas têm cubos de tracção directa (ao contrário das bicicletas que têm roda livre) e não têm mudanças (já existe 1 cubo com 2 mudanças, 1x1 e 1x1.5). Devido ao facto de não haver mudanças o comprimento dos cranks é crucial para o desempenho em termos de velocidade e binário. A relação entre o tamanho da roda e o comprimento dos cranks é mais ou menos standard embora possa variar conforme o gosto pessoal. Assim sendo cá vai a relação habitual:

Roda 20" - Cranks 125 mm a 145mm  - Vel Média 4-7 Km/h
Roda 24" - Cranks 145mm a 170mm  - Vel Média 7 - 11 Km/h
Roda 29" - Cranks 125mm a 165mm  - Vel Média 8 - 14 Km/h
Roda 36" - Cranks 110mm a 165mm  - Vel Média 12 - 20 Km/h

Quanto maiores forem os cranks maior é o binário e menor a velocidade e vice-versa. Um mono de estrada tem cranks pequenos para ser rápido e portanto veloz e um MUNI tem cranks grandes para poder subir e saltar melhor. 

Os cubos usam rolamentos selados nas extremidades e os quadros têm os terminais redondos por forma a agarrar os rolamentos através de umas peças em U que apertam ao quadro.

Os cranks e os cubos usam várias formas de encaixarem e as mais conhecidas são o modelo quadrado conhecido por UDC e o modelo estriado conhecido por ISIS. A robustez do ISIS é superior ao UDC e portanto os MUNI têm cranks e cubos ISIS, alêm de que são mais leves do que os UDC.

Os pedais dos MUNIS são normalmente do tipo BMX ou seja de plataforma. Têm que ser grandes e agarrarem bem o sapato. Não são usados pedais SPD (os que prendem os pés) porque se tornam extremamente perigosos, uma vez que não é possível prever um UPD (Un exPected Dismount - Desmontagem não esperada... Vulgo MALHO!). Para agarrarem o sapato têm bicos ou parafusos espalhados pelo pedal por forma a cravarem-se na sola do sapato e evitarem que o pé escorregue no pedal.

Os bancos ou assentos dos monociclos (em inglês SADDLE) são peças muito importantes para o bom funcionamento do conjunto formado por conductor - monociclo. O banco é uma das peças mais importantes  do mono porque o peso do conductor assenta quase integralmente no banco e portanto tem que ser confortável (dentro do possível...) além de que, devido ao facto de não haver suspensão, todas as pancadas no solo são reflectidas no banco e nos pedais. Por outro lado a condução dos monos é feita sem guiador e o banco assume quase essa funcionalidade tendo inclusivé uma pega que permite estabilizar o mono e ajuda também em certas manobras como saltar etc. Por tudo isto os bancos dos monos são enormes e pesados. Ainda há outra questão importante que é : quando o mono cai, a parte que bate é sempre o banco... Por isso os bancos têm batentes em plástico que absorvem as pancadas e podem ser substituídos separadamente.
Como os bancos são  bastante mais largos que os das bicicletas não são tão danosos para a próstata e afins, isto segundo alguns especialistas. 

A característica mais importante de um mono é a robustez e isso é primordial nos MUNI e nos monos de TRIAL uma vez que são usados em condições extremas de esforço devido aos saltos e ás pancadas que dão no solo quando caem violentamente. O peso é outra característica importante e quanto mais leve e robusto melhor...