sábado, 30 de outubro de 2010

O cubo com mudanças Schlumpt já chegou da Suíça!


Provavelmente muito poucas pessoas saberão o que raio é um cubo Schlumpt...

Trata-se da maior inovação de sempre no mundo dos monociclistas porque permite ter 2 mudanças num monociclo.

O cubo de um monociclo é sempre fixo, não pode ter qualquer folga em relação ao pedalar e é bidireccional. Isto significa que se pedala sempre, seja a subir ou a descer...

Por outro lado qualquer folga no pedalar pode resultar numa queda, uma vez que é precisamente por se poder usar os pedais nos dois sentidos que um monociclista se equilibra com relativa facilidade sendo muito difícil pedalar só com um pé e impossível pedalar num cubo de roda livre tipo bicicleta porque aí não há forma de compensar o equilíbrio numa direcção e só com muitíssimo treino é possível a algumas pessoas andar nessas raridades.

Tendo estas restrições presentes logo se vê que fazer um cubo com mudanças não é tarefa fácil...

Talvez por isso apenas um engenheiro mecânico Suíço chamado Florian foi capaz de inventar e produzir um cubo para esta função. Ver http://www.schlumpf.ch/

Eu sou um dos felizes possuidores deste cubo!


O cubo permite 2 mudanças: 1:1 e 1:1.5. A mudança entra accionando com o calcanhar um botão que está no centro do crank. Para um lado mete a 1ª e para o outro mete a 2ª. O efeito prático é equivalente a aumentar o tamanho da roda em 50%. Num mono com roda 29" em 2ª estamos a rodar com uma roda equivalente a 45"... isso traduz-se por uma velocidade máxima maior ou uma redução do ritmo de pedalada.


Quem acompanha estas linhas à algum tempo sabe que durante a minha tentativa de fazer umas etapas da travessia de Portugal tive uma avaria no cubo e tive que prosseguir em duas rodas até ao final e mandar o cubo para a Suíça para reparar.


Finalmente veio um cubo novo para substituir o meu e já  o montei e testei.

ESPECTÁCULO! O cubo novo é uma versão muito melhorada do que eu tinha antes e as mudanças são mais precisas e suaves e os rolamentos muito mais resistentes. Viva a garantia de 5 anos que o Sr Florian dá aos seus cubos feitos quase à mão.

Vou mantê-lo na roda 29 mais uns tempos e provávelmente irei passá-lo para o 36 e aí sim fico com uma verdadeira máquina de comer kms a alta velocidade...

Obrigado Florian!

60 kms de 36" nos trilhos de Castelo Rodrigo e Almeida


Mais um desafio monumental!
Um passeio de BTT com cerca de 60 kms e eu apresentei-me à partida e à chegada com uma só roda... e que roda! O meu tapete voador roda 36"...

Arrancámos de Figueira de Castelo Rodrigo e fomos até Almeida e voltámos.

Os primeiros 20 kms até Almeida foram fáceis e só houve uma passagem que não permitiu andar montado devido à vegetação.

A saída de Almeida foi feita por alcatrão em direcção a Espanha e também não apresentou dificuldade de maior sendo até possível dar uns bigodes nas subidas aos ciclistas menos preparados...

Entrou-se em terra e passados uns 20 kms o piso começou a degradar-se e começaram as dificuldades para prosseguir montado e passar por cima de pedras e alguma areia à mistura com pequenas subidas.

O cansaço acumulado e o tipo de piso transformaram os últimos kms num suplício, mas lá consegui chegar ao final são e vivo!

5 Horas a pedalar para fazer 60 kms e uma média cardíaca de 145...

Valeu bem a pena! Venham mais!

De salientar: as paisagens magnificas daquelas paragens; O total silêncio enquanto pedalo; O apoio de todos os participantes e o dia fabuloso que esteve para pedalar.

Valeu bem a pena! Venham mais!

Mais um monociclista




O número de riders continua a crescer! Fui contactado pelo Jakub, um cidadão da Républica Checa que está em Portugal a fazer o seu mestrado em electrónica e acabei por vender-lhe o meu primeiro monociclo.
Nesse dia ensinei-lhe os princípios básicos da aprendizagem. Ele nunca tinha andado de monociclo.
Passado um pouco mais de um mês rencontrámo-nos no Monsanto e fomos fazer todo o terreno... O Jakub aprendeu num ápice a andar. Agora já vai comprar o seu seu segundo monociclo, um  Nimbus Muni 24".

Bem vindo aos adeptos do monociclismo!

Versão em inglês:

The number of riders is increasing! I´ve been contacted by Jakub a citizen from Check Republic that is doing a master degree in electronics in Portugal and sold him my first unicycle.
In that day I teach him about the very basic learning principles. He never ride a uni before.

One month and something later we meet to ride off road together in Monsanto... Jakub learned to ride a uni very fast. Now he is going to buy another uni a Muni 24" from Nimbus.

Welcome to the Unicycling riders.