sábado, 30 de outubro de 2010
O cubo com mudanças Schlumpt já chegou da Suíça!
Provavelmente muito poucas pessoas saberão o que raio é um cubo Schlumpt...
Trata-se da maior inovação de sempre no mundo dos monociclistas porque permite ter 2 mudanças num monociclo.
O cubo de um monociclo é sempre fixo, não pode ter qualquer folga em relação ao pedalar e é bidireccional. Isto significa que se pedala sempre, seja a subir ou a descer...
Por outro lado qualquer folga no pedalar pode resultar numa queda, uma vez que é precisamente por se poder usar os pedais nos dois sentidos que um monociclista se equilibra com relativa facilidade sendo muito difícil pedalar só com um pé e impossível pedalar num cubo de roda livre tipo bicicleta porque aí não há forma de compensar o equilíbrio numa direcção e só com muitíssimo treino é possível a algumas pessoas andar nessas raridades.
Tendo estas restrições presentes logo se vê que fazer um cubo com mudanças não é tarefa fácil...
Talvez por isso apenas um engenheiro mecânico Suíço chamado Florian foi capaz de inventar e produzir um cubo para esta função. Ver http://www.schlumpf.ch/
Eu sou um dos felizes possuidores deste cubo!
O cubo permite 2 mudanças: 1:1 e 1:1.5. A mudança entra accionando com o calcanhar um botão que está no centro do crank. Para um lado mete a 1ª e para o outro mete a 2ª. O efeito prático é equivalente a aumentar o tamanho da roda em 50%. Num mono com roda 29" em 2ª estamos a rodar com uma roda equivalente a 45"... isso traduz-se por uma velocidade máxima maior ou uma redução do ritmo de pedalada.
Quem acompanha estas linhas à algum tempo sabe que durante a minha tentativa de fazer umas etapas da travessia de Portugal tive uma avaria no cubo e tive que prosseguir em duas rodas até ao final e mandar o cubo para a Suíça para reparar.
Finalmente veio um cubo novo para substituir o meu e já o montei e testei.
ESPECTÁCULO! O cubo novo é uma versão muito melhorada do que eu tinha antes e as mudanças são mais precisas e suaves e os rolamentos muito mais resistentes. Viva a garantia de 5 anos que o Sr Florian dá aos seus cubos feitos quase à mão.
Vou mantê-lo na roda 29 mais uns tempos e provávelmente irei passá-lo para o 36 e aí sim fico com uma verdadeira máquina de comer kms a alta velocidade...
Obrigado Florian!
60 kms de 36" nos trilhos de Castelo Rodrigo e Almeida
Mais um desafio monumental!
Um passeio de BTT com cerca de 60 kms e eu apresentei-me à partida e à chegada com uma só roda... e que roda! O meu tapete voador roda 36"...
Arrancámos de Figueira de Castelo Rodrigo e fomos até Almeida e voltámos.
Os primeiros 20 kms até Almeida foram fáceis e só houve uma passagem que não permitiu andar montado devido à vegetação.
A saída de Almeida foi feita por alcatrão em direcção a Espanha e também não apresentou dificuldade de maior sendo até possível dar uns bigodes nas subidas aos ciclistas menos preparados...
Entrou-se em terra e passados uns 20 kms o piso começou a degradar-se e começaram as dificuldades para prosseguir montado e passar por cima de pedras e alguma areia à mistura com pequenas subidas.
O cansaço acumulado e o tipo de piso transformaram os últimos kms num suplício, mas lá consegui chegar ao final são e vivo!
5 Horas a pedalar para fazer 60 kms e uma média cardíaca de 145...
Valeu bem a pena! Venham mais!
De salientar: as paisagens magnificas daquelas paragens; O total silêncio enquanto pedalo; O apoio de todos os participantes e o dia fabuloso que esteve para pedalar.
Valeu bem a pena! Venham mais!
Mais um monociclista
O número de riders continua a crescer! Fui contactado pelo Jakub, um cidadão da Républica Checa que está em Portugal a fazer o seu mestrado em electrónica e acabei por vender-lhe o meu primeiro monociclo.
Nesse dia ensinei-lhe os princípios básicos da aprendizagem. Ele nunca tinha andado de monociclo.
Passado um pouco mais de um mês rencontrámo-nos no Monsanto e fomos fazer todo o terreno... O Jakub aprendeu num ápice a andar. Agora já vai comprar o seu seu segundo monociclo, um Nimbus Muni 24".
Bem vindo aos adeptos do monociclismo!
Versão em inglês:
The number of riders is increasing! I´ve been contacted by Jakub a citizen from Check Republic that is doing a master degree in electronics in Portugal and sold him my first unicycle.
In that day I teach him about the very basic learning principles. He never ride a uni before.
One month and something later we meet to ride off road together in Monsanto... Jakub learned to ride a uni very fast. Now he is going to buy another uni a Muni 24" from Nimbus.
Welcome to the Unicycling riders.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Um passeio BIG!!!!!!!!

Venham mais.
Reportagem no Picasa :
http://picasaweb.google.com/msilva1009/TorresVedrasSantaCruzTorresVedrasDeMono36#
http://picasaweb.google.com/msilva1009/TorresVedrasSantaCruzTorresVedrasDeMono36#
Abr
MS
A minha participação na Travessia de Portugal
Um desafio monstruoso e muito divertido, era o que me esperava. Quem anda de mono sabe bem o que significa fazer mais de 100 kms de mono em todo o terreno... No primeiro dia tinha 102 kms pela frente e após 52 kms tive um problema mecânico que me fez abandonar o mono e passar para 2 rodas para completar o percurso. O meu obrigado à Catarina que disponibilizou a sua Santa Cruz para eu poder fazer o resto do percurso a pedalar. Posso adiantar que até ao momento em que o cubo com mudanças entregou a alma ao criador a média estava alucinante (17 km/h) e o meu físico estava a aguentar bem o esforço fruto talvez do treino que tinha efectuado e do facto de ter feito mais asfalto do que era pressuposto. O que se passou efectivamente foi que ao chegar ao café onde iria ser feita uma paragem para reabastecimento tipo almoço, o cubo aparentemente estava ainda a trabalhar bem com 52 kms já feitos e na frente de alguns ciclistas... Quando saí para continuar começaram os problemas com as mudanças e o que começou por ser um problema para mudar de 1ª para 2ª a seguir passou a ser um bloqueio total e a roda pura e simplesmente bloqueou com uns ruídos estranhos no cubo. Tornou-se impossível prosseguir de mono. A alternativa foi a passagem a 2 rodas e ainda por cima numa bicicleta de suspensão integral. Foi como se tivesse passado do inferno para o paraíso... Não quero dizer que seja comparável andar de mono e de bicicleta, mas o esforço exigido por esta duas disciplinas é totalmente diferente, em especial em todo o terreno. Neste momento o cubo encontra-se na Suíça na fábrica a aguardar a reparação e que pelos vistos se vai prolongar por mais tempo...
Penso que foi uma experiência positiva e que vou tentar repetir mas também ficou claro que o esforço é titânico em especial nas zonas onde o piso é bastante irregular. O cubo com mudanças faz a diferença a todos os níveis mas acrescenta o problema da fiabilidade que é quase total quando se usa um mono sem mudanças.
Para o ano vou tentar novamente repetir a façanha agora já com um background adquirido este ano. Cabe-me agradecer aos participantes e à minha querida São que me apoiaram sempre e me permitiram chegar a Sagres embora em 2 rodas...
Durante a única etapa em que participei de mono apenas alguns colegas puderam ver-me em acção porque saí muito cedo com o grupo dos mais lentos e porque acabei por fazer apenas metade da etapa numa só roda, altura em que começei a ser ultrapassado pelos grupos da frente. Para quem não precenciou a minha participação ficam aqui algumas fotos e um vídeo feito pelo Martin em Tandem na altura em que passou por mim pouco tempo antes de eu ter o problema com o cubo.
Mais uma vez obrigado a todos pelo apoio!
O filme feito pelo Martin que fez a travessia integralmente em Tandem com a sua mulher : "Half wheel team..." - http://www.youtube.com/watch?v=6jvJt0ZMSUY&feature=player_embedded
Já agora vejam a Travessia de Portugal 2010 pelos olhos do Martin, um americano de Seattle :
http://www.criminale.com/blog/default,month,2010-06.aspx#a70fe5190-56e7-4b0f-8445-38884e909298
Abraços,
Mário Silva
domingo, 6 de junho de 2010
Travessia de Portugal em monociclo
Pois é desta que eu vou tentar fazer algumas etapas da Travessia de Portugal.
É já no próximo dia 14 de Junho que arranco em Campo Maior para fazer no primeiro dia 103 kms...
Vou levar um monociclo com mudanças e roda 29".
Vamos ver se me aguento...
terça-feira, 4 de maio de 2010
Salvaterra de Magos de monociclo
Um dia tinha que ser, e esse dia foi dia 2 de Maio. Eu e o Nuno, de monociclo roda 36", acompanhados pelo Vitor (com rodinha de apoio...) fomos fazer um clássico: o circuito de Salvaterra de Magos. Foi um dia bem passado e apenas a areia e um bocado de vento fizeram algum incómodo. A repetir com um percurso ainda mais exigente. Afinal só fizemos 64 kms! Que é isso para uns valentes como nós? eh eh eh . Uma palavra de agradecimento ao Vitor pelas fotos e pela paciência que teve em nos fazer companhia. Obrigado Vitor!
Todas as fotos aqui!
Todas as fotos aqui!
terça-feira, 6 de abril de 2010
Finalmente o SOL brilhou e fomos andar de 36"...
Começámos por explorar o parque da Bela Vista e aí fizemos cerca de 14 kms nos caminhos alcatroados que circundam o parque. De notar a completa ausência de infra estruturas neste parque e a correspondente sensação de desperdício uma vez que a zona é lindíssima. Vale o Rock in Rio para salva-lo, seguramente!
Depois, já próximo da hora de almoço, fomos até à Expo e aí o cenário era bastante diferente. Parecia o metro à hora de ponta... Lá fomos até Sacavém e ainda fizemos o caminho do Tejo até ao portão do Trancão. Voltámos aos carros e estavam cumpridos 30kms de sorrisos!
Grande dia na companhia do Nuno e da São
Venham mais!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Passeio de mono roda 36" - 63kms
Chegou finalmente a hora de testar verdadeiramente a capacidade das rodas grandes vencerem distâncias duma forma fácil.
Fiz com o Nuno Freire 63kms seguidos, numa viagem desde a Azambuja até à Estação de Mato Miranda a 5 kms da Azinhaga do Ribatejo seguindo o caminho do Tejo e o caminho de Santiago.
Fomos surpreendidos pelo facto de não sentirmos o cansaço nas pernas que estávamos à espera de sentir para uma distância destas e até me arrisco a dizer que de bicicleta estaríamos mais cansados do que de mono.
Saímos da Azambuja já passavam das 12:30... e fomos descontraídamente pelo caminho do Tejo até Santarém. Chegados à estação de combóio de Santarém a ideia era apanhar o combóio de volta à Azambuja mas fruto de termos ainda uma hora de espera e de estarmos bastante frescos arriscámos seguir pelo caminho de Santiago na direcção do Entroncamento.
Chegados à Azinhaga fomos ao café habitual comer umas sandes e fomos brindados com uma multidão incrédula por ver dois maduros a andar numa só roda. Quando saímos do café estavam dezenas de pessoas na rua para nos ver arrancar...
5 kms depois estávamos em Mato Miranda à espera do combóio que nos iria trazer de volta à Azambuja. Era noite cerrada.
Foi uma experiência muito gira e surpreendente. Ficou provado que os monos de roda 36 são autênticos devoradores de kms.
Fizemos uma média de 12km/h e por vezes rolámos a mais de 20km/h, nada mau para uma primeira experiência.
O próximo desafio será fazer 100kms ou mesmo mais mas em alcatrão.
Fotos do passeio aqui
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Domingo de luxo: de 24", 29" e 36"

Como ainda havia pernas e estava um fim de tarde magnifico fomos até à beira do rio e fizemos Rocha Conde Óbidos - Bélem, ida e volta de 29" e 36". Mais 12 kms...
Fomos brindados com um fartote de sorrisos numa tarde solarenga com montanhas de gente a passear ao longo do rio.
Memorável! A repetir!
As fotos foram feitas com uma Nikon D90 com lente 18-200Vr e por isso ficaram com uma qualidade acima da média. Agradeço ao Nuno o esforço de carregar o material e tirar as fotos.
Novas máquinas com roda 36"
Eu e o Nuno comprámos uns verdadeiros tapetes voadores, estou a falar de monociclos com roda 36". Para quem não sabe o que significa pode usar como referência as bicicletas de BTT que têm roda 26" e a nossa é 36"...
Uma roda grande significa velocidade e conforto e é a única forma de cobrir grandes distâncias duma forma quase igual à bicicleta... É o que dizem... Vamos ver.
Para já têm 8kg e apoio de mãos (chamamos volante).
Fomos ontem até à Expo testar a coisa pela primeira vez.
Um espectáculo, embora eu ache que vou montar uns cranks mais pequenos (125mm) em vez dos actuais 145mm.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
1380kms de Monociclo em 6 dias ...
Por estranho que pareça às vezes sentimos um arrepio na coluna quando somos confrontados com o que nos parece impossível. É o caso. Andar de monociclo já é por si só um feito que parece quase impossível embora seja bem mais fácil do que parece. Agora fazer durante 7 dias uma média de quase 200kms de monocilo por dia não é coisa que se possa aceitar sem ficar em estado de choque!!!!
Pois foi o que fizeram dois Ingleses, Sam e Roger ao atravessarem o reino unido no sentido de baterem o anterior recorde mundial e conseguiram reduzir o dito em "apenas" 6 dias...
Vejam aqui : http://www.redwelly.co.uk/end2end/wordpress/
Registos diários:
Dia 1: 146 kms
Dia 2: 180 kms
Dia 3: 255 kms
Dia 4: 193 kms
Dia 5: 122 kms
Dia 6: 208 kms
Dia 7: 194 kms
Os meus parabéns aos dois bravos monociclistas e caso queiram ler mais sobre esta viagem podem ver aqui: http://www.unicyclist.com/forums/showthread.php?t=80724
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Os inevitáveis malhanços...
Um grupo de monociclistas inglês chamado Voodoo criou um vídeo com uma compilação de malhanços. Vale a pena ver...
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
2º Passeio de Natal de mono por Lisboa

Efectuámos no dia 23 de Dezembro de 2009 o 2º passeio de Natal pela cidade de Lisboa em monociclo.
Apesar das condições climatéricas estarem menos boas (a chover de vez em quando...), efectuámos o percurso planeado e só vos posso dizer que foi muito divertido.
Este ano apesar de tudo fomos só 4 monociclistas: Eu, o Nuno, o Diogo e o Sérgio (que veio de Torres Vedras para nos fazer companhia). Obrigado a todos.
E então foi assim...
Lá fomos ver a árvore de Natal:
Apesar das condições climatéricas estarem menos boas (a chover de vez em quando...), efectuámos o percurso planeado e só vos posso dizer que foi muito divertido.
Este ano apesar de tudo fomos só 4 monociclistas: Eu, o Nuno, o Diogo e o Sérgio (que veio de Torres Vedras para nos fazer companhia). Obrigado a todos.
E então foi assim...
Lá fomos ver a árvore de Natal:

E foi assim que tudo se passou. Ainda deu direito a uns belos malhos porque o chão molhado com pneus cardados parecia manteiga, mas nada de especial.
Acabámos com 10kms nas pernas e um bocado molhados mas valeu a pena.
As melhoras para o André Pires que está de molho com gripe.
Para o ano à mais!
Abraços e BOM NATAL para vocês e respectiva familia - Saúde da boa!
Mário Silva
Acabámos com 10kms nas pernas e um bocado molhados mas valeu a pena.
As melhoras para o André Pires que está de molho com gripe.
Para o ano à mais!
Abraços e BOM NATAL para vocês e respectiva familia - Saúde da boa!
Mário Silva
Os primeiros 20kms de 2010

Hoje fui a dar uma voltinha na Expo para tentar aproveitar o resto do fim de semana comprido que foi uma desgraça em termos de tempo.
Chuva e vento com fartura, a convidar a ficar ao pé do aquecedor.
É sempre muito agradável passear na Expo ao fim da tarde mas o passeio de hoje foi surpreendente porque estava bastante gente e os sorrisos foram mais que muitos.
A luz também estava boa e o rio Tejo parecia um espelho.
Ainda liguei ao Nuno para me fazer companhia mas está a recuperar duma constipação. As melhoras Nuno!
Fui até Sacavém e na volta ainda fui até aos contentores e acabei com 20kms nas pernas e alguns UPDs em alta velocidade: é que levei o avião (roda 29" com mudanças, sem guiador) e ainda atingi uma velocidade jeitosa.
O rio estava a chegar ao pontão de madeira a seguir ao SkatePark....
Espero andar muito este ano! Bom 2010!
Abraços
Mário Silva
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Começou o XV campeonato do mundo de monociclo
Começou hoje dia 28 de Dez de 2009 o chamado UNICON XV, que é o maior encontro mundial bianual de monociclistas.
O anterior foi na Dinamarca no ano passado e este está-se a disputar na Nova Zelândia cidade de Wellington.
Mais de 650 monociclistas de 23 países (ZERO de Portugal....) vão competir durante 10 dias em diversas modalidades como Trial, Freestyle, Muni, prova de 10kms...
Ainda não foi desta que fui... Preciso de patrocínios!
Vejam as fotos aqui
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Vídeo de MUNI fabuloso
Encontrei este vídeo na net e mostra bem o que é o monociclismo de montanha (MUNI).
Vale a pena ver em HD e com som!
Trata-se da descida de uma montanha nos Alpes por vários monociclistas incluíndo duas raparigas. Subiram de teleférico e desceram até á base do monte por trilhos fabulosos partilhados também por alguns DHillers nas suas biclas.
Que pena não ser fácil de encontrar um sitio destes por perto...
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Duatlo na Expo: A pé e de mono
A Expo é por assim dizer o meu ginásio particular. Comecei a andar por ali de bicicleta à noite e depois passei a correr também à noite e agora ando de monociclo por ali na companhia dos amigos.
No passado fim de semana foi tempo de testar uma nova versão desportiva - o Duatlo numa versão monociclistica.
Fruto da necessidade de treinar para a corrida do Tejo começei por fazer o percurso habitual (alongado até Sacavém) que consiste em atravessar a Expo de ponta a ponta. Resultado: 13,5kms a suar ao sol... e com a agradável companhia do Nuno ao meu lado a pedalar de mono roda 29".
É de facto giro verificar como é escandalosamente vistoso andar de mono, em particular numa manhã na Expo... Fica tudo a olhar! e alguns a comentar... Só visto.
Depois da corridinha peguei no meu 29" com mudanças (sim, com mudanças!!!) e fiz mais uma vez o mesmo percurso, agora com uma visibilidade diferente e claro que no final era um atleta sorridente e com 27kms feitos nesta bela manhã.
O Nuno acabou por fazer os mesmos 27kms mas sempre de mono o que também não deixa de ser notável porque práticamente não houve paragens.
A parte do pedal soube-me mesmo bem. Senti fortemente o aliviar da tensão acumulada na corrida e ao mesmo tempo o contraste das duas actividades que em termos de esforço físico são bem distintas, sendo óbviamente muito menos cansativo pedalar do que correr...
Por esquecimento não levei o meu Garmin Forerunner 305 para comparar os gastos calóricos das duas actividades mas fiquei a pensar em fazer um dia um teste ainda mais abrangente: Correr; "monociclar" e "bicicletar" exactamente o mesmo percurso a velocidades semelhantes e no fim pesar os gastos calóricos para ter uma ideia da relação.
A repetir!
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















