quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Domingo de luxo: de 24", 29" e 36"
















No passado domingo fruto do bom tempo que se fez sentir fomos até ao Monsanto e lá tivemos que fazer 12kms nos trilhos, de roda 24".

Como ainda havia pernas e estava um fim de tarde magnifico fomos até à beira do rio e fizemos Rocha Conde Óbidos - Bélem, ida e volta de 29" e 36". Mais 12 kms...

Fomos brindados com um fartote de sorrisos numa tarde solarenga com montanhas de gente a passear ao longo do rio.


Memorável! A repetir!

As fotos foram feitas com uma Nikon D90 com lente 18-200Vr e por isso ficaram com uma qualidade acima da média. Agradeço ao Nuno o esforço de carregar o material e tirar as fotos.

Novas máquinas com roda 36"


Eu e o Nuno comprámos uns verdadeiros tapetes voadores, estou a falar de monociclos com roda 36". Para quem não sabe o que significa pode usar como referência as bicicletas de BTT que têm roda 26" e a nossa é 36"...

Uma roda grande significa velocidade e conforto e é a única forma de cobrir grandes distâncias duma forma quase igual à bicicleta... É o que dizem... Vamos ver.

Para já têm 8kg e apoio de mãos (chamamos volante).

Fomos ontem até à Expo testar a coisa pela primeira vez.

Um espectáculo, embora eu ache que vou montar uns cranks mais pequenos (125mm) em vez dos actuais 145mm.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1380kms de Monociclo em 6 dias ...








Por estranho que pareça às vezes sentimos um arrepio na coluna quando somos confrontados com o que nos parece impossível. É o caso. Andar de monociclo já é por si só um feito que parece quase impossível embora seja bem mais fácil do que parece. Agora fazer durante 7 dias uma média de quase 200kms de monocilo por dia não é coisa que se possa aceitar sem ficar em estado de choque!!!!



Pois foi o que fizeram dois Ingleses, Sam e Roger ao atravessarem o reino unido no sentido de baterem o anterior recorde mundial e conseguiram reduzir o dito em "apenas" 6 dias...

Vejam aqui : http://www.redwelly.co.uk/end2end/wordpress/

Registos diários:

Dia 1: 146 kms
Dia 2: 180 kms
Dia 3: 255 kms
Dia 4: 193 kms
Dia 5: 122 kms
Dia 6: 208 kms
Dia 7: 194 kms


Os meus parabéns aos dois bravos monociclistas e caso queiram ler mais sobre esta viagem podem ver aqui: http://www.unicyclist.com/forums/showthread.php?t=80724

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os inevitáveis malhanços...

Um grupo de monociclistas inglês chamado Voodoo criou um vídeo com uma compilação de malhanços. Vale a pena ver...


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2º Passeio de Natal de mono por Lisboa


Efectuámos no dia 23 de Dezembro de 2009 o 2º passeio de Natal pela cidade de Lisboa em monociclo.

Apesar das condições climatéricas estarem menos boas (a chover de vez em quando...), efectuámos o percurso planeado e só vos posso dizer que foi muito divertido.

Este ano apesar de tudo fomos só 4 monociclistas: Eu, o Nuno, o Diogo e o Sérgio (que veio de Torres Vedras para nos fazer companhia). Obrigado a todos.

E então foi assim...

Lá fomos ver a árvore de Natal:


Lá saímos atrasados das estátuas do Marquês (20:40):


Lá fomos nós ao Rossio:


Lá fomos nós à ginja:


Lá fomos nós à Rua Augusta:


Lá fomos nós ao Terreiro do Paço:


Lá fomos nós à Praça do Municipio (Camara Municipal de Lisboa):


Lá fomos nós à bela Bifana:




E foi assim que tudo se passou. Ainda deu direito a uns belos malhos porque o chão molhado com pneus cardados parecia manteiga, mas nada de especial.
Acabámos com 10kms nas pernas e um bocado molhados mas valeu a pena.
As melhoras para o André Pires que está de molho com gripe.

Para o ano à mais!


Abraços e BOM NATAL para vocês e respectiva familia - Saúde da boa!


Mário Silva

Os primeiros 20kms de 2010


Hoje fui a dar uma voltinha na Expo para tentar aproveitar o resto do fim de semana comprido que foi uma desgraça em termos de tempo.
Chuva e vento com fartura, a convidar a ficar ao pé do aquecedor.

É sempre muito agradável passear na Expo ao fim da tarde mas o passeio de hoje foi surpreendente porque estava bastante gente e os sorrisos foram mais que muitos.
A luz também estava boa e o rio Tejo parecia um espelho.

Ainda liguei ao Nuno para me fazer companhia mas está a recuperar duma constipação. As melhoras Nuno!

Fui até Sacavém e na volta ainda fui até aos contentores e acabei com 20kms nas pernas e alguns UPDs em alta velocidade: é que levei o avião (roda 29" com mudanças, sem guiador) e ainda atingi uma velocidade jeitosa.

O rio estava a chegar ao pontão de madeira a seguir ao SkatePark....


Espero andar muito este ano! Bom 2010!

Abraços

Mário Silva

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Começou o XV campeonato do mundo de monociclo




Começou hoje dia 28 de Dez de 2009 o chamado UNICON XV, que é o maior encontro mundial bianual de monociclistas.

O anterior foi na Dinamarca no ano passado e este está-se a disputar na Nova Zelândia cidade de Wellington.

Mais de 650 monociclistas de 23 países (ZERO de Portugal....) vão competir durante 10 dias em diversas modalidades como Trial, Freestyle, Muni, prova de 10kms...


Ainda não foi desta que fui... Preciso de patrocínios!


Vejam as fotos
aqui

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vídeo de MUNI fabuloso


Encontrei este vídeo na net e mostra bem o que é o monociclismo de montanha (MUNI).

Vale a pena ver em HD e com som!


Trata-se da descida de uma montanha nos Alpes por vários monociclistas incluíndo duas raparigas. Subiram de teleférico e desceram até á base do monte por trilhos fabulosos partilhados também por alguns DHillers nas suas biclas.

Que pena não ser fácil de encontrar um sitio destes por perto...


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Duatlo na Expo: A pé e de mono


A Expo é por assim dizer o meu ginásio particular. Comecei a andar por ali de bicicleta à noite e depois passei a correr também à noite e agora ando de monociclo por ali na companhia dos amigos.

No passado fim de semana foi tempo de testar uma nova versão desportiva - o Duatlo numa versão monociclistica. 

Fruto da necessidade de treinar para a corrida do Tejo começei por fazer o percurso habitual (alongado até Sacavém) que consiste em atravessar a Expo de ponta a ponta. Resultado: 13,5kms a suar ao sol... e com a agradável companhia do Nuno ao meu lado a pedalar de mono roda 29". 

É de facto giro verificar como é escandalosamente vistoso andar de mono,  em particular numa manhã na Expo... Fica tudo a olhar! e alguns a comentar... Só visto.

Depois da corridinha peguei no meu 29" com mudanças (sim, com mudanças!!!) e fiz mais uma vez o mesmo percurso, agora com uma visibilidade diferente e claro que no final era um atleta sorridente e com 27kms feitos nesta bela manhã. 
O Nuno acabou por fazer os mesmos 27kms mas sempre de mono o que também não deixa de ser notável porque práticamente não houve paragens.

A parte do pedal soube-me mesmo bem. Senti fortemente o aliviar da tensão acumulada na corrida e ao mesmo tempo o contraste das duas actividades que em termos de esforço físico são bem distintas, sendo óbviamente muito menos cansativo pedalar do que correr...

Por esquecimento não levei o meu Garmin Forerunner 305 para comparar os gastos calóricos das duas actividades mas fiquei a pensar em fazer um dia um teste ainda mais abrangente: Correr; "monociclar" e "bicicletar" exactamente o mesmo percurso a velocidades semelhantes e no fim pesar os gastos calóricos para ter uma ideia da relação.


A repetir!




quinta-feira, 24 de setembro de 2009

1º Pic Nic Monociclistico no Monsanto


Foi no passado dia 19 de Setembro que consegui finalmente reunir práticamente todos os monociclistas que conheço actualmente no parque do Monsanto.

A ideia era dar uma volta de mono pelos trilhos e depois almoçar e caso ainda houvesse pernas continuaríamos pela tarde. 

Acabámos por dar uma volta mais ou menos suave pela manhã  que ainda teve algumas passagens difíceis para delicia de todos os que puderam participar.

Chegada a hora do almoço fomos para uma zona com mesas e aí foi servido um almoço volante que foi partilhado pelas muitas vespas que quase estragaram o dia.

Foi também a altura em que se juntaram a nós mais pessoas e o número de monociclistas aumentou para 10!

Depois fomos até ao campo de basquetebol e aí estivemos pela tarde a testar os nossos dotes em cima de uma girafa com 2m e um monociclo de roda 36", entre outras actividades.

Ainda deu para ver que jogar basquetebol de mono é muito giro mas é super cansativo!


Foi um dia fantástico e só temos é que voltar a encontrarmo-nos mais vezes para partilhar experiências!

Grande abraço a todos e em especial ao Paulo Coelho que contribuiu com 3 monociclistas e um mono 36",ao André e Diogo  por contribuírem com a girafa de 2m e ao Pedro Roque que nos filmou e fotografou deslocando-se em 2 rodas (não percam os seus comentários aqui).


Podem ver as fotos e alguns vídeos aqui.


Mário Silva

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DownHill em Sintra de Mono


No passado dia 22 de Agosto fui com o Nuno fazer a descida da Peninha por uma pista de DownHill que já tinha feito com o André. Desta vez levei a máquina fotográfica...

Fotos aqui

NOCTURNO no Monsanto, DE MONO!


Fizemos no passado dia 14 de Julho o primeiro passeio nocturno de mono de montanha de sempre, e tinha que ser em Monsanto! 

Eu, o Nuno, o André e o Diogo fomos os 4 malucos que se fizeram aos trilhos técnicos do Monsanto só com uma roda e á noite! LOUCURA! 

Fizemos 10 kms de trilhos  e no final estávamos todos felizes com o gozo que deu pedalar numa noite quente de verão num sitio tão agradável como o Monsanto.

Graças ás nossas potentes luzes instaladas nos quadros dos monos (dá-nos o relevo, essencial para o mono)  e também aos frontais nos capacetes conseguimos fazer com que a escuridão não fosse problema e não houve qualquer dificuldade em avançar por single tracks dos mais técnicos.

Mais algumas fotos aqui.

Temos que voltar a fazer mais passeios nocturnos...

Obrigado a todos os que me acompanharam nesta loucura e ao mesmo tempo um sonho desde que começei a andar de mono.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Então os monociclos não têm suspensão?





Claro que coisas destas só feitas por artistas do maçarico...

E também tem travão de disco...

Cliquem na imagem para ver a totalidade.

Um mono em V! Para montanha...


O autor chama-lhe Turtle's - V e é uma invenção curiosa. 
Cliquem na imagem para ver a totalidade.

Vejam o vídeo que mostra uma utilização prática: 
 

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Peninha 2




Este domingo eu e o Nuno voltámos á bela serra de Sintra. O programa inicial era refazer a ligação da Peninha ao Guincho por maus caminhos. Descemos a serra pelos estradões e alguns single tracks até chegar á estrada da Malveira. Depois entrámos na Biscaia e daí rumámos á praia do Abano. Chegámos ainda cedo e aproveitámos para comer um belo prego no bar da Praia. Voltámos á Peninha de carro cheios de vontade de mais emoções e vá de descobrir uma pista de DH que não é só drops atrás de drops e acabámos por voltar á base da serra mas desta vez tivemos que vencer os mais de 300 metros de desnível pelos nossos próprios meios. Um caso sério...

Chegados de novo ao parque da Peninha resolvemos ir dar uma volta por ali e depois arrancámos para a zona do Convento dos Capuchos onde fizemos os belos single tracks que por ali ainda existem já que do lado contrário a limpeza da mata deixou irreconhecível toda a beleza do percurso.

Um dia cheio de surpresas, algumas curiosas, como um coelho que estava práticamente no meio do caminho e aí permaneceu ignorando-nos por completo, talvez devido a estar doente. Outra situação curiosa foi o facto de aparecer um grupo de 3 ou 4  "Down Hillers" a perguntar-nos onde era a pista de DH a qual indicámos pedalando até á pista e até pela pista abaixo... Ainda outra, uma moça vestida de tal forma que ao longe enquanto descia me pareceu que alguém tinha deixado um monte de roupa velha á beira do caminho. Afinal era ela que estava a meditar com uma vestimenta capaz de rivalizar com os mendigos que param á porta da sopa dos pobres. Quando me viu ficou pasmada e ainda proferiu umas palavras em português com forte sotaque estranjeiro. Mais tarde quando terminávamos a pior subida do dia voltámos a encontra-la acompanhada de um português e outra estrangeira e queriam ir para "Marbella", segundo o Nuno, que estava de tal maneira cansado que até trocou "Malveira" por "Marbella"...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Recorde do mundo 1H de Girafa

Já lá vão quase 14 anitos desde que se estabeleceu o recorde do mundo a andar numa girafa (monociclo com uma altura elevada e roda pequena ) : 16048m numa hora! 

Vídeo aqui! 

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Já somos 3 equipados com KH24!

No fim de semana fomos juntos dar uma volta e foi a primeira vez que rolaram 3 monociclos da marca Kris Holm no Monsanto! Alô Kris Holm, estamos a evoluír! Venham mais!


André Pires; Nuno Freire; Mário Silva


quarta-feira, 1 de abril de 2009

Novo vídeo no Monsanto

Já está online o novo vídeo que fiz no Monsanto com o Nuno Freire e o Rui.
Um sábado de deixar as pernas a tremer...


Vejam aqui !

segunda-feira, 16 de março de 2009

Sintra: A descida da Peninha


Pois é, o outro dia fui com o Nuno fazer um teste de mono na serra de Sintra.
Que tal saír da Peninha e ir até á praia do Abano (ao lado do praia do Guincho) de mono? Por trilhos, é claro!!!

Foi demais! Temos que repetir. 10kms com 500m de desnível negativo.

Deixámos alguns Bttistas em estado de choque...

Houve um UPD (UnexPected Dismount...) que me deixou marcas na perna e no GPS  ao passar um single track cheio de pedra mas o resto compensou bem o sucedido.

Para a próxima vamos de 29"!

Fotos e videos aqui

terça-feira, 3 de março de 2009

O quebra cabeças dos ISIS


Os cranks têm que ter uma ligação sólida ao eixo do cubo (mono) ou eixo pedaleiro (bicla). Durante os últimos anos foram inventados vários formatos de encaixe dos cranks . Os mais famosos e robustos são estriados e chamados ISIS ou Octalink, só que para complicar há um montão de ISIS e Octalinks distintos... e para além do mais incompatíveis!