quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um passeio BIG!!!!!!!!


Não é todos os dias que se juntam 3 rodas 36" para fazer um passeio. Foi o que fizemos um dia destes. Eu o Nuno Freire e o Sérgio Silvestre fomos dar ar aos nossos monociclos roda 36" e só faltou mesmo o Paulo Coelho para termos 100% da participação nacional em monos de roda 36". Fizemos 50 kms ao longo de um dia bastante quente  mas que depois ficou mais fresco após o almoço em Santa Cruz. A idéia inicial foi cumprida na íntegra após saírmos de Torres Vedras e pela Ecovia atingirmos a praia de Santa Cruz. Como a ida foi sempre plana e bom piso havia que procurar algo mais difícil para a tarde e assim foi: Mais 25 kms de sobe e desce, areia e mau piso. No fim chegámos com a missão cumprida e um bocado amassados mas muito felizes! Afinal tínhamos passado o dia a voar de 36"! Uma palavra de apreço para o Sérgio que foi um verdadeiro herói ao fazer pela primeira vez 50 kms de mono! PARABENS!!!!

Venham mais. 

Abr

MS




A minha participação na Travessia de Portugal



Um desafio monstruoso e muito divertido, era o que me esperava. Quem anda de mono sabe bem o que significa fazer mais de 100 kms de mono em todo o terreno... No primeiro dia tinha 102 kms pela frente e após 52 kms tive um  problema mecânico que me fez abandonar o mono e passar para 2 rodas para completar o percurso. O meu obrigado à Catarina que disponibilizou a sua Santa Cruz para eu poder  fazer o resto do percurso a pedalar. Posso adiantar que até ao momento em que o cubo com mudanças entregou a alma ao criador a média estava alucinante (17 km/h) e o meu físico estava a aguentar bem o esforço fruto talvez do treino que tinha efectuado e do facto de ter feito mais asfalto do que era pressuposto. O que se passou efectivamente foi que ao chegar ao café onde iria ser feita uma paragem para reabastecimento tipo almoço, o cubo aparentemente estava ainda a trabalhar bem com 52 kms já feitos e na frente de alguns ciclistas... Quando saí para continuar começaram os problemas com as mudanças e o que começou por ser um problema para mudar de 1ª para 2ª a seguir passou a ser um bloqueio total e a roda pura e simplesmente bloqueou com uns ruídos estranhos no cubo. Tornou-se impossível prosseguir de mono. A alternativa foi a passagem a 2 rodas e ainda por cima numa bicicleta de suspensão integral. Foi como se tivesse passado do inferno para o paraíso... Não quero dizer que seja comparável andar de mono e de bicicleta, mas o esforço exigido por esta duas disciplinas é totalmente diferente, em especial em todo o terreno. Neste momento o cubo encontra-se na Suíça na fábrica a aguardar a reparação e que pelos vistos se vai prolongar por mais tempo...


Penso que foi uma experiência positiva e que vou tentar repetir mas também ficou claro que o esforço é titânico em especial nas zonas onde o piso é bastante irregular. O cubo com mudanças faz a diferença a todos os níveis mas acrescenta o problema da fiabilidade que é quase total quando se usa um mono sem mudanças.



Para o ano vou tentar novamente repetir a façanha agora já com um background adquirido este ano. Cabe-me agradecer aos participantes e à minha querida São que me apoiaram sempre e me permitiram chegar a Sagres embora em 2 rodas...


Durante a única etapa em que participei de mono apenas alguns colegas puderam ver-me em acção porque saí muito cedo com o grupo dos mais lentos e porque acabei por fazer apenas metade da etapa numa só roda, altura em que começei a ser ultrapassado pelos grupos da frente. Para quem não precenciou a minha participação ficam aqui algumas fotos e um vídeo feito pelo Martin em Tandem na altura em que passou por mim pouco tempo antes de eu ter o problema com o cubo.



Mais uma vez obrigado a todos pelo apoio!


O filme feito pelo Martin que fez a travessia integralmente em Tandem com a sua mulher :  "Half wheel team..."  - http://www.youtube.com/watch?v=6jvJt0ZMSUY&feature=player_embedded

Já agora vejam a Travessia de Portugal 2010 pelos olhos do Martin, um americano de Seattle :

http://www.criminale.com/blog/default,month,2010-06.aspx#a70fe5190-56e7-4b0f-8445-38884e909298


Abraços,

Mário Silva