quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aprender a andar...





A aprendizagem é provavelmente o maior obstáculo ao avanço deste desporto, no entanto não corresponde inteiramente á realidade ou seja, é dificil, mas não tanto como parece!

Parte-se do principio que QUALQUER pessoa pode conseguir andar, o que varia são os tempos de aprendizagem. Como bitola digamos que um valor médio será cerca de 15 horas de treino para fazer os primeiros 20m a solo. Nada mau!!!

Uma regra que tambêm se aplica é multiplicar por 4 o tempo que se demorou a aprender a  andar de bicicleta...

Quem sabe esquiar, fazer windsurf, andar de skate 
ou patins leva vantagem. 

O físico deve estar em boas condições porque esta fase é muito exigente fisicamente, em particular os joelhos. Na fase de aprendizagem é normal que os joelhos fiquem duridos devido ao esforço violento a que são sujeitos. Repousar entre treinos é essencial para recuperar os joelhos (e não só...) e é mais eficaz fazer treinos curtos separados por várias horas que fazer treinos longos.

Atenção ao ajuste da altura do banco que pode ser a causa principal para dores nos joelhos.

Como começar?
Vou dar umas dicas a título meramente pessoal e que funcionaram na perfeição comigo.



1 -  O Mono de aprendizagem 

Arranjar um mono com roda de 20". Embora teóricamente se possa aprender com outros tamanhos de roda este é o mais indicado para começar. 

Ajustar a altura do banco por forma que a perna fique práticamente esticada

quando o pedal está na parte mais baixa. Verificar a pressão do pneu que deve  tal que práticamente não faça barriga quando sentado. Apesar de parecer simétrico o mono tem uma direcção definida. Para identificá-la veja o banco que é mais gordo atrás ou tente ver as letras R e L escritas nos veios dos pedais.  O pedal R é o direito e o L é o esquerdo. O banco pode ter ou não uma pega. Na fase de aprendizagem não se deve usar a pega. 

Quando o mono vai a caír não se deve tentar segurá-lo. Não há azar, ele está feito para caír!

Arranjem um local plano sem obstáculos e de preferência com um corrimão ou  uma parede para se poderem apoiar.



2 - Montar e desmontar

Talvez pareça estranho como é que se começa a treinar primeiro o montar e desmontar se ainda não se sabe andar... Bem, é que não é nada fácil!  Além disso vai aumentar a confiança na etapa seguinte e evitar desgraças como quedas violentas. Para montar, coloque-se atrás do mono e segure-o pelo banco. Gire a roda por forma que um dos pedais (esquerdo ou direito) fique dirigido para trás numa posição quase horizontal (na posição "10 para as 4" ou "20 para as 2"). Apoie-se numa parede e coloque o seu pé correspondente ao lado do pedal ao mesmo tempo que se senta no banco. Quase simultâneamente coloque o outro pé no outro pedal. Tente várias vezes com o lado esquerdo e direito e veja qual dos dois é mais confortável. 

Esse será o seu lado dominante e passe a usá-lo sempre. 

Para desmontar basta inclinar-se para trás e retirar um só pé do pedal e colocá-lo rápidamente no chão. Convêm repetir esta sequência de montar e desmontar várias vezes até se sentir alguma confiança.



3 - Andar

Depois de montar, vamos ficar sentados em cima do mono apoiados num corrimão ou numa parede e com os pedais na posição horizontal. Partindo dessa posição e sempre apoiados vamos começar a pedalar meia volta para a frente seguida de meia volta para trás. Vamos repetir este ciclo até sentirmos confiança. De seguida fazemos o mesmo mas com uma volta completa dos pedais... e depois duas, sempre para a frente e para trás. Olhar em frente e não para a roda.

Uma regra de ouro na técnica do monociclismo  é fazer o máximo de pressão no banco enquanto se está sentado. Quanto mais sentados estiverem menos força fazem nos pedais...

Ao fim de 1 hora a fazer este exercicio já sentimos que a dependência do apoio diminuiu e com 5 ou 6 horas de treino já seremos capazes de largar por uma ou duas pedaladas o apoio do corrimão ou da parede...
Depois dá-se o fenómeno: sem mais nem menos, um dia, largamos o apoio de vez e desatamos a pedalar pelo espaço fora a tentar ir cada vez mais longe. Aí começa o verdadeiro gozo do monociclo. 

A sensação é única e parece que estamos a flutuar...
A partir daqui estão AGARRADOS!!! É altamente aditivo...

Bem vindos ao monociclismo!!!

E como é que se vira?  Não percam os próximos capítulos...

MS

4 comentários:

  1. onde encontro a continuação.... o proximo capitulo???

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  2. Desculpa! Ainda não fiz o resto... Por acaso és o primeiro a perguntar pela continuação... o que é um óptimo sinal... Vou ter que me aplicar... Já sabes andar?

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    1. bem, agora tens mais um leitor! eu jamais imaginei andar de monociclo, mas o teu texto me despertou o interesse! continue a escrever com calma e carinho que ficaremos esperando!

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  3. Vivam

    Gostava de me iniciar nesta modalidade!

    Que monociclo me aconselham, tendo em conta que tenho 1,83 m.

    Abraços

    José António

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