quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Duatlo na Expo: A pé e de mono


A Expo é por assim dizer o meu ginásio particular. Comecei a andar por ali de bicicleta à noite e depois passei a correr também à noite e agora ando de monociclo por ali na companhia dos amigos.

No passado fim de semana foi tempo de testar uma nova versão desportiva - o Duatlo numa versão monociclistica. 

Fruto da necessidade de treinar para a corrida do Tejo começei por fazer o percurso habitual (alongado até Sacavém) que consiste em atravessar a Expo de ponta a ponta. Resultado: 13,5kms a suar ao sol... e com a agradável companhia do Nuno ao meu lado a pedalar de mono roda 29". 

É de facto giro verificar como é escandalosamente vistoso andar de mono,  em particular numa manhã na Expo... Fica tudo a olhar! e alguns a comentar... Só visto.

Depois da corridinha peguei no meu 29" com mudanças (sim, com mudanças!!!) e fiz mais uma vez o mesmo percurso, agora com uma visibilidade diferente e claro que no final era um atleta sorridente e com 27kms feitos nesta bela manhã. 
O Nuno acabou por fazer os mesmos 27kms mas sempre de mono o que também não deixa de ser notável porque práticamente não houve paragens.

A parte do pedal soube-me mesmo bem. Senti fortemente o aliviar da tensão acumulada na corrida e ao mesmo tempo o contraste das duas actividades que em termos de esforço físico são bem distintas, sendo óbviamente muito menos cansativo pedalar do que correr...

Por esquecimento não levei o meu Garmin Forerunner 305 para comparar os gastos calóricos das duas actividades mas fiquei a pensar em fazer um dia um teste ainda mais abrangente: Correr; "monociclar" e "bicicletar" exactamente o mesmo percurso a velocidades semelhantes e no fim pesar os gastos calóricos para ter uma ideia da relação.


A repetir!




1 comentário:

  1. Isso é uma grande ideia... É bom para mostrar as vantagens de andar de monociclo. É mais divertido do que correr e do que andar de bicla, e em termos de gastos calóricos deve ser uma opção mais equilibrada. Ficamos todos à espera desse teu teste. Tenho curiosidade em saber os resultados, acho que é um estudo interessante. Boas Pedaladas

    ResponderEliminar